quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Entrevista: Dr. Jeferson Moro ao Portal de Guaratuba

(Advogado - Professor - Consultor Jurídico da Câmara Municipal de Guaratuba-PR)

Bloguaratuba - Com a eleição de uma cidadã não residente, mesmo com apoio de Ananias, você acredita em melhorias estruturais?


Primeiramente, gostaria de agradecer ao convite feito para participar de seu blog, e faço isso com muito prazer, pois acredito que a participação de todos ajuda na elevação do grau democrático do país e a internet é uma forma rápida de propagar informações e cobranças.

Jeferson:Pois bem, a Prefeita Evani já residia em Guaratuba a algum tempo, além de freqüentar a cidade a anos, contudo, o fato não é se a pessoa residia ou não na cidade, a questão é mais profunda, ou seja, é verificar sua intenção ou não que o Município cresça, e então promova melhorias estruturais. Com relação a isso, acredito que haverá sim melhorias estruturais, agora não sei os critérios que serão adotados para que isso aconteça, pois, cada qual possui uma visão dos problemas da cidade e pelo que tenho acompanhado a preferência inicial é o embelezamento e a higiene visual do Município. Com relação a segunda parte da pergunta, vejo que o apoio do ex-prefeito José Ananias, fortaleceu e muito a campanha da atual Prefeita, pois, certamente uma grande parte de sua carga de votos foi transmitida nas eleições, mas isso não faz com que atue diretamente na administração.

Bloguaratuba - Temos ouvido reclamações de vários segmentos quanto ao atendimento na Prefeitura, pode ser um problema do excesso de contratação sem critérios de capacidade?

Jeferson: Infelizmente o Funcionário Público é pouco valorizado e isso faz com que sua estima diminua e seu interesse em progredir também. Sempre haverá pessoas insatisfeitas com a administração ou porque foi oposição e continua sendo, ou porque não conseguiu um cargo público e com isso denigre os que conseguiram. Acredito que o servidor público está em sua função para servir a coletividade, desde o prefeito, os vereadores e os próprios funcionários, e caso haja um atendimento insatisfatório ou mal educado, certamente deve-se procurar os setores responsáveis e formular a devida reclamação ou até mesmo uma representação. Com relação a isso, há sim funcionários insatisfeitos pelo fato de seu superior ter sido contratado por cargo em comissão, saber menos que ele e ainda ganhar muito mais, ocasionando um certo desestímulo. Em que pese a diminuição das Secretarias, transformadas em Diretorias, houve várias contratações de cargos em confiança em setores fundamentais ao andamento da máquina administrativa, e com isso há setores com chefes de mais, onde os subordinados não sabem a quem receber ordens, e se isso não for trabalhado internamente, com motivação e valorização do funcionário, não haverá uma sincronia e a qualidade do serviço diminui mesmo. É preciso ter pessoas técnicas em cargos técnicos, nem que para isso, tenha-se junto a ela um cargo político para cuidar das questões políticas.

Bloguaratuba - Qual sua opinião quanto ao ônus imposto aos moradores que têm que pagar a travessia de ferry boat? Porque a Lei da Isenção não vigora? Concorda que a cidade merece uma ponte na Baía?

Jeferson: Não acredito que exista uma força maior que impossibilite a construção da ponte. Acredito que não haja força suficiente para que ela chegue a ser construída. Certamente, se a população, a sociedade organizada, os políticos locais, os clubes de serviços, a faculdade, os órgãos de classe, enfim, toda a coletividade interessada em torno desta idéia, ela sairia. É um absurdo que para cruzarmos o nosso próprio município (ambos os lados do atracadouro do Ferry-Boat fazem parte do Município de Guaratuba) tenhamos que pagar para isso. Apesar da Lei de Isenção já estar em vigor, ela foi apenas um “pano quente” para contentar poucos. Pois, prefiro pagar um pedágio em cima de uma ponte, há ficar isento de uma passagem de Ferry-Boat por dia. Portanto, se unirmos forças poderíamos fazer com que olhassem e cuidassem do caso com mais carinho e atenção. Não esquecendo certamente os problemas que isso também poderá nos trazer, pois, lembremos que estamos entre duas cidades portuárias (Paranaguá e Itapoá, que a partir de 07/2010 iniciará suas atividades) e com isso o fluxo de caminhões irá quadriplicar. Então quem sabe pensarmos em continuar com a BR-101.

Bloguaratuba - Como advogado acha constitucional que a Prefeitura limpe os lotes vazios e calçadas de casas de veraneio e cobre junto com o IPTU, melhorando o visual da cidade e reduzindo o custo de manutenção?

Jeferson: O Município possui um Código de Posturas e deve aplicá-lo e se não possui esta determinação legal deverá promovê-la, pois, é plenamente viável. Acredito que isso deverá ser feito, até mesmo pela política implementada pela atual administração.

Bloguaratuba - Já que o padrinho de Guaratuba, Nelson Justus, é um político poderoso, não seria o momento de iniciar a movimentação para o tratamento do esgoto lançado ao Mar?

Jeferson: Acredito que a hora é agora, e não só com relação ao lançamento de Esgoto no Mar, mas também outros projetos importantes e fundamentais para Guaratuba, como revitalização do centro histórico, saneamento básico, fortalecimento da atividade pesqueira e o próprio incentivo ao Turismo. O custo para a ampliação das redes coletores de esgoto é baixo perto da trágica situação que fica nossa praia com o lançamento de esgoto no mar. Por fim, a administração deve aproveitar agora para montar seus projetos, mesmo que ousados, e encaminhá-los, e com a influencia e conhecimento político não só do Deputado mas de toda a gama de políticos conhecidos, fazê-los aprovar os projetos para que a cidade cresça. Pode parecer uma utopia, mas é somente através de projetos que as verbas podem chegar ao município, e os projetos devem ser confeccionados por profissionais qualificados e não só por pessoas com apenas boa vontade.

4 comentários:

  1. Sempre acreditando na imparcialidade e na oportunidade para que as pessoas se expressem, fico grato ao entrevistado por ajudar a levar luz nessa escuridão de conhecimento que grassa no Brasil. Obrigado Jeferson

    ResponderExcluir
  2. É lamentável, se falar em politicagem ainda mais de Guaratuba.
    Um blog espíritual jamais deve ser utilizado para este fim.
    Fiquei indignado ao ler tal matéria.
    Que os Espítitos saibam brilhar sua luz sobre as mentes poluidas, despoluindo-as e tornando-as mais puras como a natureza que Deus nos deu como por exemplo a àgua, o vento,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo: Obrigado pela sua postagem. Fizemos um esclarecimento público de nosso alinhamento. Espero que nos compreenda. Obrigado

      Excluir
  3. Prezado: Não foi nossa intenção misturar as coisas. As entrevistas constantes aqui são remanescentes do antigo alinhamento do blog que não nos foi possível ainda transferir para outra página, espero que nos compreenda e perdoe. Estamos trabalhando para fazer as alterações devidas. Contamos com a compreensão de todos. Obrigado.

    ResponderExcluir